09/09/2015 - ​Realidade Aumentada a favor da construção civil

A possibilidade de gerar sensações, antecipar etapas, proporcionar a otimização de processos e a imersão ao ambiente, torna a Realidade Virtual (RV) e suas variações, como a Realidade Aumentada (RA), em um grande avanço tecnológico para as áreas da arquitetura e construção civil.  O uso desta tecnologia pode chegar a diminuir os custos em até 30%, além de proporcionar detalhes sobre o empreendimento e surpreender compradores. 

A Realidade Aumentada atua como um instrumento facilitador em etapas de planejamento, projeto, construção e até a manutenção de edificações. Por contribuir em todos os estágios da construção, desde o projeto até as fases de operação e manutenção, a RA pode propiciar um maior entendimento, favorecendo assim, a discussão - seja entre a equipe de projeto ou entre vendedores e clientes.

Para Denys Pereira, Administrador da Eagle Soluções Integradas, as empresas precisam estar alinhadas as novas possibilidades de tecnologia, reduzindo custos e atraindo mais clientes. “A realidade aumentada permite que as empresas exibam as características do empreendimento e alcancem os clientes em potencial sem demandar grandes investimentos com maquetes tradicionais e apartamentos modelos. As construtoras precisam vender a materialização de algo que ainda não existe, o que é exatamente o conceito de realidade aumentada", explica.

Por possibilitar visualizações prévias de eventos que ainda não aconteceram a RA possibilita a criação de visualizações tridimensionais permitindo que o cliente enxergue uma versão personalizada daquilo que se pretende adquirir. O usuário deixa de ser apenas espectador para fazer parte integrante do cenário com liberdade de movimentos. 

Hoje, os escritórios de arquitetura e engenharia trabalham com modelos 3D feitos para serem maquetes virtuais, eles possuem um visual quase realista, mas não oferecem a imersão do consumidor dentro do ambiente. A proposta da Eagle é levar o usuário para caminhar por dentro do empreendimento, como se ele estivesse fisicamente visitando o local.

Informações e imagem: Core Business Communication
 

guia.png

Guia Virtual

Seu guia digital

imagem

Onde Encontrar?

Confira onde encontrar o guia

acesse
logo-fesuppo-rodape.png
logo-guiconstrucao.png
logo-guiacaxias.png
logo-guiagestao.png
logo-guiaautomotivo.png